21 ago 10 Anos da promulgação da lei anticorrupção
Por Manuel Marinho, CEO da EthQuo[1]
Em agosto o Brasil celebra 10 anos da promulgação da Lei Anticorrupção — a LAC (Lei 12.846/13). Um instrumento muito importante para proteção do Estado e das nossas instituições, alinhado às normas mais evoluídas sobre a matéria, vigentes em outros países.
A LAC posiciona nosso nosso País no rol das jurisdições com as melhores bases normativas para o combate à corrupção. E, devemos reconhecer, em seus 10 anos de vida, os resultados obtidos com a sua aplicação são notáveis: mais de R$ 1,2 bilhão em multas arrecadadas, ao menos R$ 18 bilhões em fundos ressarcidos ao Estado, além de acordos de leniência emblemáticos, que foram essenciais para um grande número de condenações criminais.
A nação como um todo colhe os benefícios da LAC e, em particular, o ambiente empresarial, juntamente com os seus diversos stakeholders. Mas o combate à corrupção só seguirá avançando se as empresas forem firmes no seu compromisso com esta causa, assumindo uma conduta ético-reputacional correta, suportada em políticas de governança de integridade, processos e controles adequados [1].
A EthQuo se orgulha de ser parceira das organizações neste compromisso, disponibilizando suas competências para dar mais robustez e efetividade às práticas corporativas de governança de integridade, que incluem o combate à corrupção. Esta é a nossa singela contribuição para a construção contínua de um ambiente de negócios cada vez mais ético.
VIDA LONGA À LEI ANTICORRUPÇÃO!
#LAC10Anos #LeiAnticorrupção #CombateÀCorrupção #IntegridadeEmpresarial #ResultadosNotáveis #ÉticaNosNegócios #GovernançaEfetiva #CompromissoEmpresarial #EthQuoParceira #EthQuo #NegóciosÉticos