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Due Diligence de Terceiros: Proteção e Geração de Valor para o Seu Negócio

Em um ambiente de negócios dinâmico e bastante aberto ao escrutínio do público, as empresas investem pesadamente para construir uma rede de relacionamentos de terceiros que maximize a eficiência de suas operações, ao mesmo tempo que permite expandir seu alcance e impulsionar a inovação.  Embora essas parcerias tragam inúmeras oportunidades, elas também introduzem uma infinidade de riscos que podem impactar significativamente o valor e a reputação de uma empresa.  É aqui que as práticas de due diligence de terceiros desempenham um papel crucial, não apenas no sentido de proteger, mas também gerando ainda mais valor para as empresas.

Neste texto exploramos os principais tópicos em proteção e geração de valor beneficiados por uma prática robusta de due diligence de terceiros.

1.            Mitigação de Riscos e Compliance

Proteção de valor:  Na seleção de parceiros de negócios, a prática de recolher informações que comprovem sólidas competências técnicas, capacidade tecnológica e condição financeira robusta sempre foi primordial.  No ambiente de negócio atual, esses atributos seguem sendo importantes, mas já não são suficientes.  É igualmente importante conhecer aspectos de integridade e o engajamento dos parceiros à agenda ESG e, para esses fins, a due diligence de terceiros é uma ferramenta vital.  Ao realizar avaliações completas sobre a integridade de terceiros, as organizações podem enxergar situações potenciais de risco reputacional, financeiro, regulatório ou de outra natureza, e estabelecer mecanismos de defesa ou mitigação.  Esse processo é essencial para proteger o valor da empresa, evitando questões legais dispendiosas, penalidades regulatórias e danos à reputação.

Criação de Valor: Abordar proativamente os riscos de integridade de terceiros por meio de um processo de due diligence não apenas protege o negócio, mas também promove uma cultura de conformidade na organização, perceptível ao observador externo.  Investidores, stakeholders e os demais atores no segmento de negócio valorizam empresas que demonstrem compromisso com práticas comerciais éticas e aderência regulatória, o que aumenta o valor geral da empresa, além de posicioná-la como um parceiro íntegro e confiável no mercado.

2.            Preservação da Reputação da Marca

Proteção de valor: Um arranhão na reputação pode corroer o valor de um negócio rapidamente.  A diligência de integridade de terceiros ajuda a evitar a associação com parceiros envolvidos em atividades ético-reputacionais impróprias, funcionando como um filtro de relacionamentos indesejados.  Ao assegurar que terceiros estejam alinhados com os valores e padrões éticos da organização, a due diligence protege a marca de publicidade negativa, previne reações adversas de clientes e evita que o mercado perca confiança nas marcas.

Criação de Valor: Uma boa reputação é um ativo intangível valioso para qualquer negócio.  Por meio de um processo de due diligence rigoroso, as empresas podem escolher parceiros que adicionem valor à sua reputação, consolidando uma rede de relacionamentos reconhecida por seu compromisso com a ética.  No plano dos negócios, as parcerias com terceiros reconhecidos pela sua integridade podem contribuir para associações positivas de marcas, atraindo mais clientes e investidores e criando valor adicional para o negócio.

3.            Eficiência e Desempenho Operacional

Proteção de valor: A quebra de desempenho de um parceiro de negócios pode interromper as operações da organização e impactar negativamente seu valor.  A diligência de integridade de terceiros avalia os problemas ético-reputacionais intrínsecos aos parceiros de negócios e ajudam a entender se essas questões constituem ameaças aos requisitos de negócio, às marcas ou à cadência de negócios da organização.  Isso protege contra potenciais perdas em negócios ou interrupções operacionais, que poderiam levar a uma diminuição no valor da empresa.

Criação de Valor: Uma due diligence eficaz não apenas identifica riscos, mas também destaca oportunidades de ganhos colaborativos com novos parceiros de negócios.  Ao selecionar terceiros que façam parte de outras cadeias de suprimentos de elevado nível de integridade, a organização abre espaços para criação de valor, através da sedimentação de um ecossistema de negócios com baixa exposição a riscos e com potenciais de ganhos incrementais, por associação de marcas.

4.            Tomada de Decisões Estratégicas

Proteção de valor: A tomada de decisões informadas é fundamental para a proteção de valor.  E uma prática de due diligence bem estruturada pode fornecer insights críticos sobre a saúde financeira, questões regulatórias e outros aspectos ético-reputacionais de terceiros.  De posse dessas informações, as organizações podem tomar decisões estratégicas que minimizam riscos e protegem o valor de seus investimentos e parcerias.

Criação de Valor: Além de evitar riscos, a due diligence auxilia na identificação de parceiros com capacidades únicas ou insights de mercado que se alinham com seus objetivos de crescimento.  Esse alinhamento estratégico pode levar a iniciativas colaborativas, à identificação de complementariedades e ao compartilhamento de estruturas de governança de integridade, criando novas fontes de valor para o negócio.

5.            Adaptação ao cenário regulatório em evolução

Proteção de valor: os cenários regulatórios estão em constante evolução e a não conformidade pode ter graves consequências.  Uma estratégia eficiente que as organizações podem adotar para se manterem à frente das mudanças regulatórias, especialmente no tocante ao crescente rigor de informações da agenda ESG, é a manutenção de práticas robustas de diligência de integridade de terceiros, permitindo demonstrar que, além dela própria, também seus parceiros se antecipam às leis, normas e tendências de reguladores. Essa abordagem proativa protege o valor da empresa, proporcionando um ecossistema de negócios mais transparente e menos exposto a riscos.

Criação de Valor: Aderir às normas regulatórias em evolução não apenas protege o negócio, mas também pode criar uma vantagem competitiva.  As empresas que demonstram um compromisso com a conformidade são frequentemente vistas de forma mais favorável por clientes, investidores e reguladores.  Essa percepção positiva contribui para o valor global do negócio, em um cenário onde a conformidade regulatória e a transparência são cada vez mais priorizadas.

Como visto, as práticas de due diligence de terceiros são indispensáveis tanto para proteger quanto para criar valor no cenário dinâmico dos negócios modernos, cada vez mais exigente perante a agenda ESG.  A diligência de integridade de terceiros, como ferramenta para a avaliação sistemática de riscos e oportunidades associados às parcerias externas, permite às empresas tomarem decisões informadas que protegem seus ativos, preservam sua reputação e otimizam as operações, favorecendo o crescimento sustentável.  Em uma era em que a responsabilidade corporativa e as práticas éticas de negócios são vitais, a due diligence robusta não é apenas um requisito regulatório; é um imperativo estratégico para a criação e proteção de valor a longo prazo.



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